12/08/2017 - Noticias

A imprensa local veiculou uma matéria na qual acusa a Unidade Integrada José Rodrigues Sobrinho de não estar oferecendo merenda escolar aos seus estudantes, o que resultou em críticas providas inclusive de pais e responsáveis de alunos. Sempre pautada pela transparência e respeitando o nosso povo, a Prefeitura Municipal vem por meio desta nota, esclarecer a real situação acerca da merenda escolar na rede municipal de ensino. Houve um processo licitatório na modalidade pregão presencial, disputado por 12 empresas, onde duas saíram vitoriosas, após muitos lances, que por sinal reduziram o valor do mesmo. A primeira ordem de fornecimento da merenda aconteceu de maneira normal. Na segunda ordem, uma das empresas (que ganhou a maioria dos itens) deu entrada em um pedido de reequilíbrio de 8 deles, já que o valor que ela receberia da Prefeitura Municipal estava abaixo dos gastos que a mesma teria, resultando assim num prejuízo para a fornecedora, que passou inclusive a não distribuir produtos fundamentais, como peito de frango e sardinha, o que acabou afetando o trabalho da alimentação escolar. Ressalta-se que se uma empresa, em um processo licitatório, sai vitoriosa com um lance dado abaixo do valor de custo, tal fato não é de responsabilidade da Prefeitura. A própria fornecedora entrou em contato, pedindo revisão da licitação, bem como ajuda de custos operacionais – pedidos esses prontamente negados pela nossa gestão, por não estarem conforme a legalidade, o que nos levou a fazer uma rescisão de contrato em comum acordo entre ambas as partes.

Assim que houve esse destrato, a Prefeitura Municipal logo tomou uma providência para sanar essa situação: uma contratação emergencial com dispensa de licitação, que irá cobrir durante 30 dias a merenda escolar, regularizando a distribuição a partir da próxima semana. Reiteramos que um novo processo licitatório está aberto e irá acontecer às 9h do próximo dia 21 de agosto. A Secretaria de Educação determinou que as escolas afetadas pelo problema liberassem seus alunos mais cedo, que foi atendido pelos respectivos diretores. A Prefeitura Municipal acredita que a educação é o maior pilar para a construção de uma sociedade justa, digna e honrada; e nesse meio, a merenda escolar é de suma importância, contribuindo para o desenvolvimento, crescimento e aprendizagem da classe estudantil.

A mesma matéria jornalística afirma que não há água na Unidade Integrada José Rodrigues Sobrinho, o que é inverídico, pois o que há é um problema elétrico no bebedouro, que está prestes a ser substituído - o que não inviabilizou outras formas de fornecimento de água gelada para os alunos. É uma pena que a emissora de Tv local que fez a denúncia, não tenha exposto para a população que em nossa gestão, a mesma Unidade Integrada José Rodrigues Sobrinho aumentou o número de ventiladores em salas de aula e trocou todos os quadros por outros de mais qualidade, valorizando também o professor. Lamentando as ofensas pessoais feitas contra o Prefeito Miguel Lauand, a Prefeitura Municipal afirma que jamais deixará de valorizar qualquer elemento básico que compõe uma educação pública de qualidade para nossa população, e nunca se esquivará de resolver qualquer problema que prejudique a boa execução da mesma.

A Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Esporte e Cultura, realizou no último sábado (12 de agosto) uma

HOMENAGEM DIA DOS PAIS